domingo, 1 de agosto de 2010

O TIME DA INTOLERÂNCIA


Governador Requião "Bibelô" em ação: "É casada, trai o marido?"

As manifestações do ex-governador do Paraná, Roberto Requião, que usou o twitter (@requiaopmdb) para definir Fernando Henrique Cardoso e José Serra como "travestis", só causariam surpresa se fossem um caso isolado. Não são. Requião é aquele mesmo que abordava balconistas de loja, evidentemente, constrangidas, com a cantada típica do "Bibelô" – personagem de Angeli: "é casada, trai o marido". É também o homem que, repudiando a manifestações de agricultores, mandou que eles enfiassem faixa de protesto no "rabo". E, em outro gesto tresloucado, ao lado de Hugo Chávez (a quem idolatra), mandou à merda manifestantes do MST em pleno Teatro Guaíra.


Sudoeste do PR: Agricultores estendem faixa pedindo para plantar transgênicos. Requião manda que eles enfiem "faixa no rabo".

Mas se o tema é homossexualismo, Requião fez mais: usou a Escola de Governo, aberração televisiva transmitida ao vivo, às terças-feiras, pela Paraná Educativa para insinuar que o câncer de mama masculino seria uma consequência das paradas gays.


Requião usa a Escola de Governo para fazer piada com a incidência do câncer de mama nos homens: "é efeito da parada gay".


No "Jornal da Globo", Arnaldo Jabor comenta homofobia de Requião: o governador faz fama.

É preciso esclarecer que Requião tratou de "travestis" FHC e José Serra porque soube que eles haviam se reunido com o jogador Ronaldo em um jantar. O que fazia, então, era alertar o jogador, cujo passado com travestis, na acepção da palavra, já rendeu-lhe um escândalo de grandes proporções. Atacado no twitter, Requião apelou ao léxico: "Travesti é alguém que se faz passar pelo que não é". Muito bem. Mas se é o caso, o ex-governador deveria ter feito a mesma consulta quando foi acusado de nepotista. Ao invés disso, preferiu denominar-se "militante" e "esclarecido" no quesito.

Que Requião, contudo, não se sinta isolado. Há petistas de alto escalão que tem seguido seus passos como fiéis enlevados. Em plena campanha reeleitoral, em 2006, o presidente Lula definiu a cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, como "exportadora de viados". Já a petista Marta "Relaxa e Goza" Suplicy, preferiu fazer insinuações ao fato de Gilberto Kassab (DEM), seu oponente na disputa à prefeitura de São Paulo, ser solteiro. "Afinal quem é Kassab?" perguntava o PT na inserção partidária. "É casado? Tem filhos?" E concluía: "Para decidir certo é preciso conhecer bem".


Lula em diálogo de bastidores: "Pelotas é cidade pólo, né? Exportadora de viados".


Campanha de Marta Suplicy (PT)insinua que Gilberto Kassab (DEM) é gay: "Ele é casado? Tem filhos?

Registre-se que, em todos os casos, a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), presidida pelo indefectível Toni Reis, silenciou ou limitou-se a pedir uma reunião (no caso de Requião) e, obviamente, não foi atendida. Fosse em outro caso, faria barulho e levaria o caso à Justiça, mas é publico e notório que ABGLT recebe recursos do governo federal e estadual. Nesse caso, é mais prudente relevar.

No episódio mais "fresco" (sem trocadilhos, please), o presidente do PT do Paraná, Ênio Verri, cuja ascendência licantrópica é indisfarçável, vetou o registro da travesti Andrielly Vogue, alegando que ela estava registrada por seu nome masculino, José Adriano Elias, e não por sua identidade de gênero, o que lhe permitiria a inscrição na cota de mulheres na disputa à Assembleia Legislativa. O que é estranho e soa como preconceito é que, em 2008, Andrielly foi aceita como candidata a vereadora pelo PT, na cota feminina, obtendo pouco mais de 300 votos para vereadora. O que mudou de lá para cá, só o PT pode explicar.

1 comentários:

andrielly vogue 5 de agosto de 2010 às 11:41  

Eisso ai marcus agora começarei a dexai comentarios em seu novo blog ok;;; tenho boas ações com vc de quanto trabalhava no Jornal do Estado Obrigada caro amigo foi muito bom te reecontrar ok... te visitarei sempre neste espaço?????

Postar um comentário

Somente aqui a sua mensagem não precisa passar pelo crivo da censura. Use e lambuze, mas respeite a Convenção de Genebra.

POLÍTICA DO BLOGO

É permitido opinar, criticar e discordar dos posts e comentários publicados neste espaço desde que a Convenção de Genebra não seja mandada às favas. Também concedo-me o direito de observar os bons e maus costumes. Ou seja, filtrarei, deletarei e empalarei as agressões pessoais abaixo da cintura e os vitupérios dirigidos a outros que não este blogueiro (falem mal, mas falem de mim). No mais, soltem a franga.

  © Blogo Marcus Vinicius 'www.blogodomarcus.com.br 2008

Voltar para CIMA