sábado, 5 de junho de 2010

MARCELO TAS: POR QUE NÃO SOU PETISTA?


Marcelo Tas e seu "alter-ego" Ernesto Varela cara a cara com Paulo Salim Maluf: "o senhor é ladrão?"

O apresentador do CQC, Marcelo Tas, entre outras estripulias, já foi o repórter-personagem Ernesto Varela, precursor dos jornalistas "fakes" que pululam por aí, inclusive no programa que ele comanda. Cara a cara com Maluf, em certa ocasiao, Varela, que ainda ostentava um topete de fazer inveja, lascou a pergunta: "O senhor é ladrão". Se não me enganho, ainda estavámos no tempo do regime militar e Maluf, como sempre, era candidato a governador ou a prefeito (ou será que desta vez era a presidente? Sei lá). Veio a decadência (das televisões, não de Tas) e ele foi parar na TV Cultura onde virou, num programa infantil, um tal professor aloprado - termo que ainda não fazia parte dos obituário petista - tomando depois outros rumos profissionais. Alguns deles envolvendo telefônica e verbas gordas, mas deixemos pra lá.

Abaiso, Tas (que, cá entre nós, eu acho um chato) escreve um apanhado anti-petista, lembrando de dois ou três motivos pelo qual não tem o partido em alta estima. Uma das razões é o fato de que o Partido dos Trabalhadores não tem "trabalhadores". Muito pelo contrário, o PT foi fundado no Colégio Sion e, a não ser pelo graxeiro Lula, que naquele tempo já havia sido vítima de uma fatalidado e tornado-se um atrofiado digital, o que lhe rendeu uma pensão do governo, sempre sustentou-se de um perfil composto por membros honorários da classe média sindicalista que faziam da militância a sua profissão. Eu conheci vários.
Há que se fazer Justiça com Lula: ele e mais um "cumpanheiro" reuniram suas economias e fundaram, em São Bernardo, lá nos idos de 80, a "Serralheria 1° de Maio", uma micro-empresa que quase como toda micro-empresa faliu antes de completar seu primeiro aniversário. No mais tudo é história.


MARCELO TAS

Por não ser petista, sempre fui considerado "de direita" ou "tucano" pelos meus amigos do falecido Partido dos Trabalhadores.
Vejam, nunca fui "contra" o PT. Antes dessa fase arrogante mercadântica-genoínica, tinha respeito pelo partido e até cheguei a votar nos "cumpanheiro".
A produtora de televisão que ajudei a fundar no início da década de 80, a Olhar Eletrônico, fez o primeiro programa de TV do PT. Do qual aliás, eu não participei.
Desde o início, sempre tive diferenças intransponíveis com o Partido dos Trabalhadores. Vou citar duas.
Primeira: nunca engoli o comportamento homossexual dos petistas. Explico: assim como os viados, os petistas olham para quem não é petista com desdém e falam: deixa pra lá, um dia você assume e vira um dos nossos.
Segunda: o nome do partido. Por que "dos Trabalhadores"? Nunca entendi. Qual a intenção? Quem é ou não é "trabalhador"? Se o PT defende os interesses "dos Trabalhadores", os demais partidos defendem o interesse de quem? Dos vagabundos?
E o pior, em sua maioria, os dirigentes e fundadores do PT nunca trabalharam.
Pelo menos, quando eu os conheci, na década de 80, ninguém trabalhava. Como não eram eleitos para nada, o trabalho dos caras era ser "dirigentes do partido". Isso mesmo, basta conferir o currículum vitae deles.
Repare no choro do Zé Genuíno quando foi ejetado da presidência do partido. Depois de confessar seus pecadinhos, fez beicinho para a câmera e disse que no dia seguinte ia ter que descobrir quem era ele. Ia ter "que sobreviver" sem o partido. Isso é: procurar emprego. São palavras dele, não minhas.
Lula é outro que se perdeu por não pegar no batente por mais de 20, talvez 30 anos... Digam-me, qual foi a última vez, antes de virar presidente, que Luis Ignácio teve rotina de trabalhador? Só quando metalúrgico em São Bernardo. Num breve mandato de deputado, ele fugiu da raia. E voltou pro salarinho de dirigente de partido. Pra rotina mole de atirar pedra em vidraça.
Meus amigos petistas espumavam quando eu apontava esse pequeno detalhe no curriculum vitae do Lula. O herói-mor do Partido dos Trabalhadores não trabalhava!!!
Peço muita calma nessa hora. Sem nenhum revanchismo, analisem a enrascada em que nosso presidente se meteu e me respondam. Isso não é sintoma de quem estava há muito tempo sem malhar, acordar cedo e ir para o trabalho. Ou mesmo sem formar equipes e administrar os rumos de um pequeno negócio, como uma padaria ou de um mísero botequim?
Para mim, os vastos anos de férias na oposição, movidos a cachaça e conversa mole são a causa da presente crise. E não o cuecão cheio de dólares ou o Marcos Valério.
A preguiça histórica é o que justifica o surto psicótico em que vive nosso presidente e seu partido. É o que justifica essa ilusão em Paris...misturando champanhe com churrasco ao lado do presidente da França...outro que tá mais enrolado que espaguete.
Eu não torço pelo pior. Apesar de tudo, respeito e até apoio o esforço do Lula para passar isso tudo a limpo. Mesmo, de verdade.
Mas pelamordedeus, não me venham com essa história de que todo mundo é bandido, todo mundo rouba, todo mundo sonega, todo mundo tem caixa 2...
Vocês, do PT, foram escolhidos justamente porque um dia conseguiram convencer a maioria da população (eu sempre estive fora desse transe) de que vocês eram diferentes. Não me venham agora querer recomeçar o filme do início jogando todos na lama.
Eu trabalho desde os 15 anos. Nunca carreguei dinheiro em mala. Nunca fui amigo dessa gente.
Pra terminar uma sugestão para tirar o PT da crise. Juntem todos os "dirigentes", "conselheiros", "tesoureiros", "intelectuais" e demais cargos de palpiteiros da realidade numa grande plenária. Juntos, todos, tomem um banho gelado, olhem-se no espelho, comprem o jornal, peguem os classificados e vão procurar um emprego para sentir a realidade brasileira.
Vai lhes fazer muito bem. E quem sabe depois de alguns anos pegando no batente, vocês possam finalmente, fundar de verdade um partido de trabalhadores.

2 comentários:

Chico Ribeiro 14 de outubro de 2010 às 22:19  

Eu sempre soube que esse petistas super honestos nunca passaram de ladrões. Diz o adágio popular que "quem disso usa, disso cuida". Eles passaram todo o tempo bradando e cagando moral. No fundo eram mais ladrões do que os outros, alguns acusados nem eram. Agora eles tomarão no "fundo", porque a Bandilma, perderá a eleição. Aliás o PT já foi pro saco, o que ainda resiste de bravatas é o Lulismo.

André Luiz 21 de janeiro de 2011 às 13:40  

O PT FOI PRA ONDE MESMO? A DILMA VAI PERDER A ELEIÇÃO? VOCÊ TEM CERTEZA?

Postar um comentário

Somente aqui a sua mensagem não precisa passar pelo crivo da censura. Use e lambuze, mas respeite a Convenção de Genebra.

POLÍTICA DO BLOGO

É permitido opinar, criticar e discordar dos posts e comentários publicados neste espaço desde que a Convenção de Genebra não seja mandada às favas. Também concedo-me o direito de observar os bons e maus costumes. Ou seja, filtrarei, deletarei e empalarei as agressões pessoais abaixo da cintura e os vitupérios dirigidos a outros que não este blogueiro (falem mal, mas falem de mim). No mais, soltem a franga.

  © Blogo Marcus Vinicius 'www.blogodomarcus.com.br 2008

Voltar para CIMA