quarta-feira, 16 de junho de 2010

OS GRINGOS ESTÃO RAIVOSOS. E NEM PRECISAVAM


Os americanos estão fulos com os "latinos": que futebolizinho é esse? Nós também perguntamos.

A direita raivosa norte-americana perdeu o bonde ao criticar o futebol (jogado com o pé) na América Latina e no restante da Europa. Até nós, fanáticos pelo futebol (da bola redonda, não oval), achamos que o futebol anda mal das pernas – vide Dunga e o nacional-futebolismo. E para isso não é preciso que nos tachem de “pobres” ou “amarronzados”.

O que admira é que os fãs de beisebol e do futebol americano, jogado com a mão, a bola oval e a armadura militar, estejam mais entusiasmados com a Copa do Mundo. Pois, olhe, nem deveriam.
Joga-se um péssimo futebol no torneio da África do Sul, distante anos-luz do melhor do esporte bretão que já praticamos e poderia ter encantado os norte-americanos hidrófobos.

Talvez então, Glenn Beck, o comentarista conservador da Fox News, tivesse razão em ralhar com os americanos e chamá-los ao patriotismo. Mas a Fox News anda desacreditada desde que enfiou goela abaixo nos americanos de classe média o resultado da eleição de George W. Bush contra Al Gore, que só atende ao seu público conservador e olhe lá.

O que é difícil é a argumentação dos WASPs, cada vez mais em minoria na América, ao enxergar uma “conspiração de esquerda” no que é só um torneio de futebol. Pior que isso só a Al Qaeda.
Sorte de Beck e dos outros xiitas lançadores de perdigotos que, exceto 1970, passando por um breve lampejo em 1982, o futebol nunca mais foi o mesmo. E tomo como referência o Brasil, porque afinal somos o país da bola e da melhor bola praticada nesse mundão de meu Deus. Os americanos criaram os globetrotters do basquete, um tando decaídos, diga-se. Pois poderíamos ter criado os globetrotters do futebol. Só que nos sentiríamos vexados com tanto cabotinismo
Beck diz que o futebol (jogado com os pés) cresceu nos Estados Unidos por causa das “políticas socialistas” de Barack Obama? Onde? Alguém viu?

É de um miserê argumentativo de dar pena. Pior é o comentarista afirmar que “futebol é coisa de pobre”. E o que é o basquete? De gente formada em Harvard?

O radialista Mark Belling, que tem um público, pasmem, de 20 milhões de ouvintes, disse que “estão nos enfiando o futebol (soccer) goela abaixo”. Nem é para tanto. Sem antiamericanismo nenhum, há muito nos enfiam goela abaixo tudo o que consideram palatável. Se não tiveram sucesso com beisebol e o futebol americano é porque os esportes são mesmos ruins de doer.

Quanto à Fox News, o que anda falando pelos cotovelos tem tanta credibilidade quanto uma nota de R$ 30. Dilma Roussef, nesse giro pela Europa e América, talvez tivesse alguma coisa a aprender com o estilo de jornalismo da Fox. Se uma visita aos estúdios da emissora não foi incluída em sua agenda, alguém deve fazê-lo.

0 comentários:

Postar um comentário

Somente aqui a sua mensagem não precisa passar pelo crivo da censura. Use e lambuze, mas respeite a Convenção de Genebra.

POLÍTICA DO BLOGO

É permitido opinar, criticar e discordar dos posts e comentários publicados neste espaço desde que a Convenção de Genebra não seja mandada às favas. Também concedo-me o direito de observar os bons e maus costumes. Ou seja, filtrarei, deletarei e empalarei as agressões pessoais abaixo da cintura e os vitupérios dirigidos a outros que não este blogueiro (falem mal, mas falem de mim). No mais, soltem a franga.

  © Blogo Marcus Vinicius 'www.blogodomarcus.com.br 2008

Voltar para CIMA