terça-feira, 16 de dezembro de 2008

ECOS DO RODA VIVA

Sem dar nome aos boys, Reinaldo Azevedo, um dos participantes do programa Roda Viva, que entrevistou o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, baixou o sarrafo nos demagogogos do jornalismo em seu blog na "Veja". Mirou na articulista da Folha de S. Paulo, Eliane Cantanhêde, que foi à banca disposta a falar em nome do "povo" - ó céus.

Eliane, que já foi comentarista do SBT, na fase Ana Paula Padrão, monopolizou, ao lado de Reinaldo Azevedo, as perguntas dirigidas ao presidente do STF. Com um modelito vermelhão, que mais parecia uma propaganda subliminar, a jornalista da Folha falou em "nome do povo", questionando o ministro sobre o habeas corpus vapt-vupt concedido ao banqueiro Daniel Dantas, entre outros borogodós e insistindo em afirmar-se leiga e falar em nome dos leigos. Só faltou procuração, né não?

Reinaldo, que abandonou o chapéu panamá e o substituiu por um no melhor estilo Stan Laurel, baixou o sarrafo.

"Digo que demagogia é o pior mal que pode acometer os jornalistas de empresas que têm compromisso com a informação. À diferença dos bandidos, os contaminados por este mal não dizem asneiras para ganhar dinheiro; não os movem a cupidez e a compulsão por bater carteira. Além da já aludida ignorância, costuma acontecer o que eu chamaria de “auto-investidura”: o profissional se esquece de que seu compromisso é com os fatos, com a verdade, e PASSA A FALAR COMO REPRESENTANTE DO POVO. Em vez de contribuir para iluminar as várias faces de questões complexas, PEDE LICENÇA PARA FALAR EM NOME DAS PESSOAS COMUNS, APRESENTANDO AS SUAS SOLUÇÕES SIMPLES E ERRADAS PARA PROBLEMAS COMPLEXOS - para repetir o que já é um clichê".

E vai por aí afora. Mais no blog do Reinaldo no site de Veja.

3 comentários:

Anônimo 17 de dezembro de 2008 às 09:50  

Ze tucano - Esse Reinaldo Azevedo é um jornalista de Aluguel - mais picareta impossivel - foi um baba ovo do ministro gilmar mendes - só nao entendo por que ao inves de convidarem esses puxa sacos, não estavam la o Paulo Henrique Amorim e o Azenha - pois o Gilmar Mendes ia ter que responder umas boas....

Anônimo 17 de dezembro de 2008 às 17:35  

Reinaldo "Geléia" Azevedo podia comentar, de vez em quando, as práticas coronelistas do Sr. Gilmar Mendes naquele fim de mundo onde nasceu. O resto é lorota, proselitismo demo-tucano e conversa pra boi dormir.

Anônimo 17 de dezembro de 2008 às 17:55  

Aquilo n era uma aula de Direito, era uma entrevista transmitida para todo o país. Eliane fez perguntas q muitos gostariam de fazer.

Pq Reinaldo n citou o nome de Castanhêde no seu texto? Os seus leitores anônimos fizeram isso por ele? Então n era necessário?

Impressionante.

Postar um comentário

Somente aqui a sua mensagem não precisa passar pelo crivo da censura. Use e lambuze, mas respeite a Convenção de Genebra.

POLÍTICA DO BLOGO

É permitido opinar, criticar e discordar dos posts e comentários publicados neste espaço desde que a Convenção de Genebra não seja mandada às favas. Também concedo-me o direito de observar os bons e maus costumes. Ou seja, filtrarei, deletarei e empalarei as agressões pessoais abaixo da cintura e os vitupérios dirigidos a outros que não este blogueiro (falem mal, mas falem de mim). No mais, soltem a franga.

  © Blogo Marcus Vinicius 'www.blogodomarcus.com.br 2008

Voltar para CIMA