sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

EU NA SIBÉRIA

O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) conseguiu. Em processo criminal, baseado na Lei de Imprensa de 1967 (sim, a da dita) fez proibir este escriba de falar de sua "vida pessoal" e condenou-me a vinte horas de trabalhos forçados em entidade filantrópica.

Nada tenho contra trabalho voluntário, desde que ele seja... voluntário. No meu caso, vou para a Sibéria.

Para lembrar o jargão preferido de Lula, chefe-mor de Paulo Bernardo, nunca antes na história se viu processo tão "ligeirinho". Fui intimado no sábado antes do Carnaval e seis dias depois condenado, ainda que a Justiça use o termo "conciliação frutífera". Frutífera para quem, ô cara?

Caberia aqui uma nota sobre o clima de convescote que permeou a audiência no Juizado Especial, em que se serviu água gelada e tricoteou-se amenidades, enquanto o Raskolnikóv aqui seguia para o cadafalso. O fato do juizado ter sofrido intervenção determinada pelo Tribunal de Justiça logo depois do Carnaval soa apenas como uma ironia fatalista.

De nada adiantou o argumento fresquíssimo àquela altura acerca da separação de Marta Suplicy e Luís Favre noticiada pela "imprensa séria" que, de certa maneira, batia com o objeto criminoso ali tratado, de autoria da "imprensa leviana", conforme afirmação do ministro petista.

Deu para entender, né? Notícia que não envolve o ministro é jornalismo sério. A que envolve é jornalismo leviano. Vai para os manuais de redação.

Quando enfim me foi dada a palavra, o juiz me considerou exaltado, ainda que tenha usado o mesmo tom do ministro.

Pobre de mim. Só queria lembrar a Paulo Bernardo e à sua consorte (como é mesmo o nome dela?) que o considerava uma pessoa iluminada, afinal já encontrara um jornalista sério. Eu de minha parte, tal qual Diógenes, ainda seguia com a lanterna em punho, em busca de um político da mesma estirpe.

De resto o que se viu foi o tribunal do absurdo.

Kafka adoraria a cena.

13 comentários:

Anônimo 27 de fevereiro de 2009 às 17:32  

mas como é que é, gênio? quando o requião estrilou contra o que chamou de censura, você adorou. disse que a justiça defendia os limites democráticos, que impedia o uso político da tve. agora, que o punido é você, é censura? então, só pode falar quem concorda com você? ué, na faculdade de jornalismo (e olha que não tem nada mais rasteiro que isso) aprende-se que há leis regendo a atividade, compreende-se o que é calúnia, injúria, difamação. de mais a mais, a função do jornalista é apurar as informações, com rigor, checá-las, para só depois publicá-las. quem escreve o que quer, só pelo prazer da futrica, quando não por interesses outros, uma hora cai do cavalo. e até que demorou, gênio, até que demorou.

Anônimo 27 de fevereiro de 2009 às 18:18  

essa lei de imprensa é ridícula. se vc postasse em domínio .com será que não teria sido atingido? é uma palhaçada.

AwabFic 27 de fevereiro de 2009 às 18:42  

Marcus Vinicius
Anônima parece ser a inteligência de quem compara seu caso ao do Requião. Causa espanto a fidelidade dos capachos. Apóio sua indignação e a ela me associo.

Anônimo 27 de fevereiro de 2009 às 18:48  

Culpa do Lula...

Anônimo 27 de fevereiro de 2009 às 19:07  

Minha sugestão.. utilize um proxy em algum país desenvolvido, assim seus posts partirão deste país e você não estará ao alcance da justiça.

Anônimo 27 de fevereiro de 2009 às 19:34  

sugiro que vc mude o seu blog para portugal..
o blog da santa fez isto..
a graça Salgueiro está sendo ameaçada de morte no blog dela, o notalatina..
a adriana vandoni quase foi "calada" pelo Pagot..
respondendo processo , e tudo o mais
alguem tem dúvida que o comunismo já foi implantado ???..
porque o olavo de carvalho vive nos usa ???
aqui , ele foi cortado de tds os jornais e ameaçado..
imagine !! um homem do peso e da sabedoria do olavo..
o brasil perde !!!

olha marcos vinicius, não te conhecia,tomei conhecimento disto agora através do blog do sen alvaro dias..
mesmo assim fica aqui a minha solidariedade e minha sugestão acima..
boa sorte e abçs

Rodrigo Lunardon 27 de fevereiro de 2009 às 23:36  

Camorra ou Cosa Nostra?

Anônimo 28 de fevereiro de 2009 às 00:05  

Chegará o dia em que algum salafrário, quer dizer, algum deputado analfabeto, apresentará um projeto de lei para "proibir referidos 'blogs' em território nacional, posto que beneficiam interesses excusos e expõe (sic) a população em risco (sic), que ficam (sic) a merssê (sic) de inexcurpulozos (sic) jornalistas que não checam informações e publicam desmedidamente em 'referidos' blogs". Escrevam o que estou dizendo.

Maria Bonita 28 de fevereiro de 2009 às 10:02  

Faço isso o tempo todo aqui no Paraná, falo e denuncio a corja podre do TJPR e ainda não me processaram......será preconceito? Estou me sentindo excluída....rs...
Mas não baixe a cabeça diante dessa quadrilha, faça o seu serviço 'voluntário' e continue a escrever....se precisar de ajuda na 'faxina', me chame.

Anônimo 28 de fevereiro de 2009 às 12:53  

Realmente é uma ditadura Lulista disfarçada de democracia.

Anônimo 28 de fevereiro de 2009 às 19:15  

Se houve conciliação, não cabe falar em "trabalhos forçados". Você CONCORDOU com a pena, porque sabia que se fosse a julgamento a pena seria maior.

Se você estava exaltado na audiência, e ainda faz questão de se vangloriar disso, percebo que você é um tanto destemperado.

Joseph K. foi processado sem saber nem o motivo. Você foi processado dentro da lei, recebeu a intimação com a acusação formal, tudo dentro do Estado de direito democrático, mas como qualquer réu, em vez de assumir a culpa prefere dizer que a lei está errada.

Espero que isso sirva de lição para jornalistas que ficam falando da vida pessoal dos outros.

Salua 28 de fevereiro de 2009 às 19:54  

Pois então! Estranho mesmo a Justiça funcionar rápido... mas não é isso que sempre se cobra, inclusive na imprensa?
Seu argumento acerca de Marta e Favre tbém me pareceu fraco e ridículo, afinal sua principal defesa foi cair sobre uma prática jornalista fofoqueira e de fdo. de quintal? Argumentar a partir do outros fazem incorretamente, não nos torna de fato iguais?
Respeito trabalhos jornalísticos importantes, mas o caráter investigativo, argumentativo há muito tempo está fora da rotina dos bons jornalistas.
Além do que, 20h é pouco tempo pra uma ação solidária e voluntária não é mesmo?! Não chora não fofo, dias melhores virão. è só melhorar a critica, a fonte, a informação e o que torna notícia.

Anônimo 7 de março de 2009 às 01:22  

ih, gênio, olavo de carvalho? em companhia da direita lunática - é assim que vais terminar? que tristeza...

Postar um comentário

Somente aqui a sua mensagem não precisa passar pelo crivo da censura. Use e lambuze, mas respeite a Convenção de Genebra.

POLÍTICA DO BLOGO

É permitido opinar, criticar e discordar dos posts e comentários publicados neste espaço desde que a Convenção de Genebra não seja mandada às favas. Também concedo-me o direito de observar os bons e maus costumes. Ou seja, filtrarei, deletarei e empalarei as agressões pessoais abaixo da cintura e os vitupérios dirigidos a outros que não este blogueiro (falem mal, mas falem de mim). No mais, soltem a franga.

  © Blogo Marcus Vinicius 'www.blogodomarcus.com.br 2008

Voltar para CIMA